Os RED são uma banda de Christian Rock, formada em 2004. Release The Panic é o último álbum de estúdio da banda editado até ao momento.
Este último sucede a outros três álbuns, "End Of Silence" de 2006, "Innocence & Instinct" de 2009 e "Until We Have Faces" de 2011.Os primeiros dois álbuns valeram à banda nomeações Grammy Award para Best Rock Gospel Album e "Until We Have Faces" estreou-se na 2ª posição do top Billboard 200.
Este álbum foi editado em Fevereiro de 2013 e contou com a produção de Howard Benson. Nota-se claramente que os Red apostaram numa sonoridade diferente para o mais recente álbum e, por isso mesmo, Release The Panic tem dividido mais a opinião dos fãs e acabou mesmo por desiludir outros.
A nível lírico o álbum mantém basicamente as ideias de álbuns anteriores sempre se baseando no conteúdo relacionado com cristianismo, podendo sempre relacionar também com outros assuntos, contando com mensagens fortes em algumas das músicas.
Este registo traz ao de cima toda a qualidade do vocalista Michael Barnes, onde ele se adapta tanto a notas musicais baixas como altas, acompanha músicas melódicas e também as mais agressivas sempre transmitindo uma boa emoção para a música.
"Release The Panic" é o tema que dá início e o nome ao mais recente álbum dos Red. É uma das músicas mais agressivas do álbum e contém vários screams de Michael ao longo da mesma. Conta com um lado mais obscuro na letra, relacionando-se com falhas na vida das pessoas, que podem estar a caminho do abismo sem se aperceberem. A seguir vem "Perfect Life" que questiona o que é supostamente a aparência de uma boa vida, ou seja, as pessoas por vezes fingem ser especiais e que está tudo bem e que nem sempre é bem o que parece, estando apenas a viver uma vida superficial. É também o segundo single do álbum depois de "Release The Panic".
A terceira faixa é "Die For You" e é o último single do álbum. O tema está claramente a falar de crença em Jesus. A quarta faixa chama-se "Damage", e aborda imperfeições na vida, relatando talvez que atingiu o fundo dos problemas e que está desesperado por encontrar o caminho do salvamento. É a nível de produção uma das mais fracas tal como a sua sucessora. Pois é, "Same Disease" surge como a quinta música do disco. Relata basicamente o mesmo assunto da música anterior. Tem uma abordagem mais techno e conta com uma vocalidade diferente a que estamos habituados noutros trabalhos dos Red.
"Hold Me Now" vem a seguir e é uma das grandes baladas do álbum, sendo o terceiro single. Volta a estabelecer um nível de qualidade mais alto e prepara-nos para mais umas boas músicas que se seguem. É uma música que aborda esperança para superar os problemas e separar-nos do caos que vai no mundo. Um tema que é possível comparar com outras baladas mais antigas da banda, como "Never Be The Same" ou "Pieces".
Depois desta grande balada é nos apresentada mais uma bela música, "If We Only". Um tema que abrange a essência dos outros álbuns da banda contando com a habitual sonoridade orquestral. "So Far Away" é a que se segue e mantém aquele som mais conhecido da banda. "Glass House" é o quarto single lançado nas rádios e é um dos pontos mais altos deste álbum mantendo a sonoridade das últimas faixas. Remete um pouco ao assunto da "Hold Me Now", ou seja, enquanto que em outras faixas do álbum ele fala apenas nos problemas, aqui é o tal pedido de ajuda e também ser honesto para Deus. Uma música que conta com uma excelente performance vocal de Michael Barnes e que transmite muita emoção. "We deceive the world with lies we hide/Behind the smiles/We conceal a home of desperate hearts/The truth has fallen down/This illusion we've become/A fear we can't outrun/We're closing in our emptiness/We're broken".
A décima faixa é "The Moment We Come Alive", liderada por piano e o uso de alguns sintetizadores mas conta com uma boa presença da guitarra na mesma. É a música que fecha a edição "normal" do disco, sendo que é a música onde a pessoa deve procurar pela resposta pessoal a todos os problemas a que se depara e aos tempos difíceis que vivemos.
Deluxe Edition (Bonus Tracks)
Entramos então na versão Deluxe do álbum "Release The Panic".
Surge então "Love Will Live A Mark", que se refere ao amor que Deus te pode dar e que te mudará para sempre. Depois a décima segunda faixa, "As You Go", mais uma grande balada e talvez o ponto alto das faixas bônus. É liricamente uma música muito forte, contendo partes como: "The world alone can hate you./ The world alone can break you./ But, as you go remember I’m by your side./ The love within you can heal these tears that burn and through it all remember/ I’m by your side as you go", referindo-se a uma passagem da bíblia onde Jesus garante que estará sempre a nosso lado. É uma melodia que dá um fim fenomenal às faixas inéditas do álbum e com uma melodia apaixonante.
Depois temos três remixes de músicas já conhecidas da banda. São eles, "Hymn For The Missing (Guillotine Remix)", "Death Of Me (Guillotine Remix)" e "Breathe Into Me (Remix Acústica)", temas que vem mostrar também esta diferença na abordagem de produção do álbum e também um lado diferente.
Para finalizar, apesar das críticas negativas que tem recebido eu acho que é um álbum que demonstra a versatilidade da banda. É um álbum de que se vai gostando mais com quantas mais vezes se ouve, mas claro, não posso deixar de referir que fica abaixo do nível do três álbuns anteriores na minha opinião.
Tanto tem momentos de grande criatividade e de músicas apaixonantes, como depois tem pontos mesmo baixos que ficam abaixo das expectativas que tenho da banda. Outro ponto que quero referir é que, a forma com que as liricas são escritas permite-te interpretares um pouco à tua forma a música, apesar de se saber que a banda é cristã e que por isso mesmo, os temas abordados estão normalmente relacionados.
Para pessoas que ainda não conheciam esta banda até agora, aconselho vivamente a ouvirem os três trabalhos anteriores da banda.
Músicas Favoritas: "Glass House", "Hold Me Now", "If We Only", "As You Go" e "The Moment We Come Alive".
Nota: 6.7/10
Download iTunes: Release The Panic (Deluxe Edition)
Ouve em baixo o álbum completo (Versão Deluxe).
Comentários