Jay Z - Magna Carta... Holy Grail

Magna Carta... Holy Grail é o décimo segundo álbum de estúdio do rapper norte-americano Jay-Z, lançado a 8 de Julho de 2013 através da Roc-A-Fella e Roc Nation.

O disco conta com os trabalhos de produção de Adrian Younge, Boi-1da, Hit-Boy, Jerome "J-Roc" Harmon, Kyambo Joshua, Mike Dean, Mike Will Made It, Pharrell Williams, Swizz Beatz, The-Dream, Timbaland, Travis Scott e WondaGurl.

Além disso, conta com as participações de Justin Timberlake, Rick Ross, Frank Ocean e Beyoncé. A 4 de Julho, o projeto foi enviado para um milhão de telefones da marca Samsung, como parte de um acordo publicitário exclusivo.

A primeira faixa do álbum, Holy Grail (feat. Justin Timberlake) é o primeiro single do álbum. A música inicia-se com toques suaves de piano e a voz de Justin, o que fazem a faixa ser potencialmente atraente. Com rimas fortes e um toque de “Kurt Cobain” à faixa (“And we all just entertainers, and we're stupid, and contagious, and we all just entertainers”, trecho icônico de “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana).



Picasso Baby é uma música cheia de itens à ostentar (como no trecho: “Eu só quero um picasso, na minha casa, Não, no meu castelo, Eu sou um hassa, não, eu sou um idiota, Eu nunca estou satisfeito, você não pode superar minha malandragem”). Picasso Baby possui uma sonoridade mais urbana e lembra muito os “guetos do Brooklyn”, na qual ele conhece muito bem.

Tom Ford é uma música que lembra muito a história de Beyoncé e Jay Z. Impecavelmente produzida e com os vocais sensuais de Beyoncé, é uma homenagem ao estilista Tom Ford, queridinho das famosas. Se você não sabe quem é Tom Ford, procure suas criações, pois são incríveis e perfeitas.



F*ckwithmeyouknowIgotit (feat. Rick Ross) também traz em sua letra itens que trazem à tona ostentação e luxo e mostram como os rappers cresceram e se tornaram grandes influências musicais. Com uma produção impecável, F*ckwithme... é uma música deliciosamente executável e, se você quer mostrar ao mundo que você cresceu e agora pode tudo, por favor, ouça essa música.

Oceans (feat. Frank Ocean) traz à tona uma daquelas parcerias que deveriam ter acontecido há anos atrás e só agora aconteceram. A introdução de Ocean nessa música é um convite à aproveitar essa música com todos os seus detalhes, seguida das batidas que incendeiam e a rima de HOV seguindo solta.

F.U.T.W é a música que diz o que quer em seu refrão (foda-se o mundo, vamos foder neste mundo, foda-se o mundo, eu e destino tem um encontro). Com uma batida envolvente, Jay Z diz ao mundo o que quer e parece não ter medo do que as pessoas vão dizer (na verdade, ele pode).

Somewhereinamerica é uma música extremamente divertida (e se usada alguns recursos, se torna uma ópera, pois possui toques de piano único e sutilmente executável). Sua letra possui detalhes diversos, até Miley Cyrus e seu twerk (o que deixou Miley, na época, muito honrada). Somewhereinamerica, com certeza, deve estar em sua playlist, se você gosta de “dirty rap”.

Crown, como em F*ckwithme..., traz em usa letra algo que ostenta poder como um rei e que foi coroado. Sua sonoridade é algo interessante, possui elementos que nos prendem a atenção, além de uma produção impecável.

Heaven é uma música leve, de toque sutil e de letra mais humana, lembrando algo como divindade e Deus, exalta bastante o ser humano e possui em sua letra trecho icônico de “Lose My Religion” do R.E.M.
Versus possui uma letra bastante atrevida e carregada de indiretas. Apesar de curta, como “Beach Is Better”, essa música causa uma vontade de “quero mais dessa música, quero mais letra, mais provocação”, fruto de uma produção e sonoridade que não deixam dúvidas de que essa música poderia ser maior e causam muito mais curiosidade.

Part II (On The Run) (feat. Beyoncé) é, sem dúvidas, a melhor faixa do álbum. Ela é a continuação de “03’ Bonnie & Clyde” e traz em sua letra provas e declarações de amor forte, ligadas à um submundo criminoso. Ela nos traz à tona uma leve semelhança entre a vida de Beyoncé e Jay Z, o que deixa a música ainda mais deliciosa e romântica. O seu trecho final poderia ser dito por qualquer pessoa quando quer se declarar (“eu não me importo, eu não vou desistir, não vou desistir, não vou desistir de tudo isso, eu juro, eu não vou desistir, não vou desistir, não vou desistir de tudo isso, sem você eu não tenho nada a perder”).

Beach Is Better já é uma música extremamente sensual e em um trecho cita sua mulher, a também cantora, Beyoncé e a atriz Halle Berry. Ela possui batidas experimentais interessantes, apesar de muito curta, apenas 00:56 segundos.

BBC, é com certeza, a faixa mais dirty do álbum. Merece ser colocada em sua playlist, pois ela traz o melhor da música e produção. É o tipo de música que se ouve em dias em que você acorda alegre e diz: “hey, mundo, estou feliz, quero festejar e celebrar”. Uma das melhores faixas do álbum e, com certeza, merecem ser single desse álbum.

JAY Z Blue tem uma letra que traz à tona o que uma criança que vivia na Jamaica passou. Não é a faixa que mais me agrada, mas, com certeza, se conhecer uma história como essa, recomendo ouvir essa música.

La Familia é uma letra-indireta à Lil Wayne e a Young Money (Lil, em uma de suas músicas, ameaçou sequestrar Beyoncé). Jay Z em sua letra diz: “estou pronto pra guerra, pronto pra guerra, pronto” e essa guerra só está começando.

Nickels and Dimes também possui uma letra que ostenta bastante (o título diz) poder, mas essa música não é lá uma das melhores músicas do álbum, poderia ter sido melhor produzida.

MCHG é, sem dúvidas, um dos melhores álbuns de Jay Z. Com música impecáveis e alguns pecados, se torna um clássico do rap.

Nota: 9/10

( Review Por Wesley Rodrigues )

Ouve aqui o álbum

Comentários

Nosso Email:

hbformusic@gmail.com
Achas que podes nos ajudar de alguma forma? Tens talentos musicais? Tens experiência com blogs? Alguma dica para nós? Clica no separador, "Contacta-nos".

Traduza Aqui: